Capacitação no Portal de Periódicos da CAPES será ofertada no Câmpus Bento

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino, a Diretoria de Gestão de Pessoas e o Câmpus Bento Gonçalves estão promovendo o Curso de Capacitação no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O curso ocorrerá nos dias 24 e 25/04/2014 das 8h às 12h e das 14h às 18h no Salão de Atos do Câmpus Bento Gonçalves. A carga horária será de 16h.

O público alvo da capacitação são prioritariamente os servidores que atuam nas Bibliotecas do IFRS, estendendo-se também a docentes e técnico-administrativos em educação. Foram disponibilizadas 65 vagas.

As inscrições devem ser feitas pelos servidores interessados através do site da DGP, menu Capacitação, submenu Inscrição em Cursos/Eventos, disponível em: http://dgp.ifrs.edu.br/site/cursos/inscrever/id/55 até 16/04/2014.

O curso será ministrado por Patrícia de Borba Pereira que atualmente é Bibliotecária Documentalista da UFPel, Help Desk Periódicos Capes na Região Sul, Coordenadora do Portal de Periódicos Científicos UFPel, Bibliotecária da Escola de Educação Física UFPel, Editora dos Cadernos de Educação CaDuc e Revisora da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde.

O objetivo da capacitação é desenvolver competências informacionais nos servidores através do uso do Portal de Periódicos da Capes, contribuindo assim com o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além de divulgar o Portal dentro do IFRS, conhecer as diversas interfaces de busca das bases de dados, promover a acessibilidade das informações científicas e promover e difundir as funcionalidades do Portal.

O conteúdo programático será: apresentação do Portal de Periódicos e suas novas funcionalidades; apresentação das bases de dados que o IFRS tem acesso, conforme as áreas do conhecimento, pesquisa de periódicos, e-books, patentes, teses e dissertações nas coleções das bases de dados disponíveis, entre elas Proquest, Bione, Emerald, Nature Sci Finder e Thomson Reuters Integrity.

As despesas das diárias dos servidores serão arcadas por seus respectivos câmpus.

publicado em 11/04/2014