Qualidade de vida no trabalho

Estão disponíveis no site do IFRS os resultados da pesquisa sobre "Qualidade de vida no trabalho", realizada pela Seção de Atenção ao Servidor da instituição. Aplicada no período de 15 a 19 de dezembro de 2014, obteve 708 respostas, que representam 45% do total de servidores do Instituto.

O questionário, dividido em três blocos, abordou "perfil sociodemográfico", "hábitos de saúde e história médica" e "relações de trabalho". O objetivo da pesquisa foi levantar elementos para futuras políticas e programas de qualidade de vida no trabalho dos servidores.

De acordo com os responsáveis pela elaboração e análise do questionário, o médico Andrew Silva e a psicóloga Ana Jung, o projeto superou as expectativas de participação: "Ressaltamos a participação e colaboração das Coordenadorias de Gestão de Pessoas dos câmpus na mobilização dos servidores". Os resultados de cada câmpus serão discutidos em reuniões abertas aos servidores, momento no qual serão levantadas sugestões de medidas e programas que visem à melhoria da saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Sobre a Atenção ao Servidor

Formada em agosto de 2014 na Reitoria do IFRS, a Seção de Atenção à Saúde do Servidor atua em perícias médicas, prevenção e promoção da saúde dos servidores, de acordo com a Política Nacional de Atenção à Saúde do Servidor. É composta por um médico, uma psicóloga, uma técnica em enfermagem, uma nutricionista, uma engenheira e uma técnica em segurança do trabalho. Contatos podem ser feitos pelo email [email protected].

publicado em 19/03/2015