Seminário de Ambientação Institucional e Iniciação ao Serviço Público

Em 2014 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) implantou o projeto de capacitação Seminário de Ambientação Institucional e Iniciação ao Serviço Público. O principal objetivo do seminário é contribuir para a inserção dos novos servidores na administração pública, bem como no Instituto e também atender às exigências dos editais 02/2012 e 11/2013 de concurso público de provas e títulos destinado ao provimento de cargos da carreira de professor do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico do quadro de pessoal permanente da instituição.

Foram considerados objetivos específicos da capacitação:

a) Conhecer a Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica.

b) Analisar a missão do IFRS como instituição de ensino, pesquisa e extensão, bem como o compromisso profissional do servidor público e sua integração ao ambiente institucional.

c) Identificar os princípios e a organização da educação brasileira a partir da LDB.

d) Refletir sobre a ética no serviço público.

e) Analisar o conceito cidadania, o atendimento à pessoa com deficiência na relação com a atuação do servidor público.

f) Aprofundar os conhecimentos sobre a função do Estado e as especificidades do serviço público.

g) Identificar os princípios e os pressupostos da administração pública, assim como as especificidades do orçamento público.

No decorrer do ano de 2014 foram realizadas quatro edições da capacitação para 233 servidores. A primeira turma ocorreu em Bento Gonçalves de 06 a 09 de maio e atendeu servidores da Reitoria e dos Câmpus Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz.

A segunda foi realizada no Câmpus Rio Grande, de 12 a 14 de agosto e por questões geográficas atendeu somente servidores daquele câmpus. No período de 22 a 24 de outubro, o Câmpus Porto Alegre recebeu a terceira turma que contemplou servidores dos Câmpus Canoas, Osório, Restinga, Rolante, Viamão e Porto Alegre.

A última turma de 2014 foi em Ibirubá para os servidores dos Câmpus Erechim, Sertão e Ibirubá e ocorreu de 18 a 20 de novembro.
Para o ano de 2015 esta capacitação está prevista para ocorrer no segundo semestre e está passando por algumas alterações em seu projeto.

publicado em 16/03/2015